terça-feira, 28 de março de 2017

Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí

O Programa de Educação Ambiental - PCJ

Desde a sua fundação em 1989, o Consórcio PCJ fomenta ações de educação ambiental, mas foi a partir de 1994, através da aplicação piloto do programa de educação ambiental, voltado a gestão dos recursos hídricos, Semana da Água – cidadania e responsabilidade sócio-ambiental, que se firmou com uma metodologia diferenciada obtendo grandes resultados, reconhecidos através de diversos prêmios recebidos.
O Programa de Educação Ambiental do Consórcio PCJ tem como objetivo desenvolver ações que promovam a sensibilização e a conscientização dos problemas e soluções relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos e do meio ambiente. Pelo grande número de participantes, mais de dois milhões de pessoas somente na Semana da Água, pode-se apurar que a proposta da entidade está sendo aprovada pela comunidade. Na avaliação dos profissionais da área a criação de “massa crítica”, através dos projetos de educação ambiental é o maior legado do Consórcio PCJ. Todas as atividades, ações, projetos e programas de educação ambiental desenvolvidos pelo Consórcio têm envolvimento direto com os demais programas da entidade.
Utilizando metodologias diferenciadas, linguagem acessível e visitas de campo (estudo do meio) o programa de educação ambiental do Consórcio PCJ tem contribuído para a compreensão e implementação do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos nas bacias PCJ. Pela educação ambiental, o Consórcio PCJ vem propagando a importância de se estimular o uso racional da água, de se arrecadar recursos financeiros para a recuperação dos rios e de aplicá-los onde forem arrecadados. As ações de sensibilização e conscientização envolvem estudantes de todas faixas etárias, educadores, empresários, autoridades municipais, grupos de terceira idade e organizações da sociedade civil.
SAIBA MAIS EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FINALISTAS

Destaques do ano são premiados pelo Consórcio PCJ em Seminário de Avaliação do Projeto Gota d’água. Campinas ficou entre os...